Saturday, July 12, 2008

O DIA DE INÊS NEGRA

LENDA DE MELGAÇO É RECRIADA COM TEATROS AMBULANTES PELAS RUAS, TEATROS DE SOMBRA NAS JANELAS E MARIONETAS CONSTRUÍDAS PELA COMUNIDADE
















A Associação Comédias do Minho e a Câmara Municipal de Melgaço apresentam uma recriação da lenda de Inês Negra, no dia 10 de Agosto, a partir de um texto da autoria de Regina Guimarães, com encenação de Igor Gandra.

No sentido de dar continuidade ao trabalho desenvolvido em 2007, este espectáculo assenta na reconstrução da memória, tendo como ponto de partida as pequenas inexactidões, legítimas apropriações individuais de uma lenda, do imaginário colectivo.

A história das inimigas Inês e Arrenegada é contada pelos actores da Companhia Comédias do Minho, desde o Largo do Município ao Castelo, num percurso onde o público encontra pequenos teatros ambulantes, imagens projectadas nas janelas das casas e marionetas, distribuídas aos espectadores num convite à participação no espectáculo. Estas marionetas são construídas pela comunidade na semana anterior à apresentação de O Dia de Inês Negra.


FICHA TÉCNICA

Organização: Câmara Municipal de Melgaço
Produção: Associação Comédias do Minho
Encenação: Igor Gandra
Texto: Regina Guimarães


DATA E LOCAL DE APRESENTAÇÃO

10 Agosto
Melgaço