Tuesday, April 2, 2013

LAGARTA BORBOLETA

LABORATÓRIO DE FORMAS ANIMADAS E BIZARRAS


 

Sobre a Residência Artística com 16 colaboradores locais do Projeto Pedagógico das CdM... 

Igor Gandra e Carla Veloso | Teatro de Ferro

Estes dias foram organizados num modelo híbrido entre a acção de formação e  residência de criação. Ao longo destas sessões de trabalho,  percorremos dois caminhos distintos que deverão levar ao mesmo destino – a criação de um  pequeno espectáculo. A nossa tarefa principal foi nutrir os participantes de um conjunto de noções técnicas ao nível da manipulação de objetos, matérias e marionetas, estas foram cruzados com outras práticas, apresentadas como desafios criativos propostos a todos e a cada um dos participantes.

 A ideia de metamorfose, de transformação, de passagem de um estado a outro norteou as escolhas que fizemos.  Sendo certo que o universo da animação da matéria é extremamente vasto, procurámos deixar, através deste conjunto de experiências, algumas ideias sobre possibilidades alternativas no trabalho com o público, particularmente com o público infanto-juvenil. Desejamos também que este trabalho possa ser inspirador para outras atividades.
(...)

Temos sido desafiados a colaborar com o coletivo CdM desde 2007 e já percorremos os eixos principais da atividade da companhia. Este projeto pôs-nos em contacto com uma realidade para a qual talvez não estivéssemos tão despertos – a importância desta rede de parcerias (e de cumplicidades, no melhor sentido da palavra) que se formou entre a companhia e as diversas estruturas municipais de serviço público na cultura ao nível dos cinco concelhos.