Monday, March 29, 2010

Queima de Judas

A Comédias do Minho e a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira apresentam, no próximo dia 3 de Abril, pelas 23h45, no Terreiro de Vila Nova de Cerveira a Queima de Judas – 2010.

Trata-se de um espectáculo com a direcção artística de Maria João Vicente, no qual, se recupera o ritual pagão da morte do ano velho e da chegada da Primavera, numa representação de pendor judaico cristão. Condena-se Judas, o traidor e festeja-se a ressurreição de Jesus Cristo.


Das quatro ruas que convergem no terreiro virá um cortejo constituído por vários grupos de actores, músicos e bombos, chamando a população para o grande acontecimento. No terreiro terá lugar um momento teatral no qual se relembra o porquê da condenação de Judas, através da recriação do momento bíblico da traição de Jesus Cristo. Depois, será lido o testamento de Judas, escrito por um poeta local, no qual serão visadas algumas personalidades e revistos acontecimentos relevantes na vida da vila e do país. Por último Judas é queimado. A “Queima” culmina com a explosão de Judas, num efeito pirotécnico festivo.

Paralelamente à “Queima de Judas”, realizar-se-á um ateliê para as crianças e adolescentes, na qual serão construídos “bastões Judas”, com materiais reciclados. Estes bastões, elaborados ao longo da semana de preparação da “Queima”, serão brandidos pelo público durante a representação.

Maria João Vicente

No comments: