Tuesday, July 28, 2015

ÓPERA FERNÁLIA

 CRIAÇÃO Tânia Almeida, Joana Magalhães
DRAMATURGIA Cecília Ferreira, Rui Mendonça
MÚSICA Bernardo Soares, Ricardo Casaleiro, Vasco Ferreira
LUZ Vasco Ferreira
MOVIMENTO Joana Castro
CENOGRAFIA E FIGURINOS Catarina Barros
TRAILER André Martins
INTERPRETAÇÃO Catarina Santos, Gonçalo Fonseca, Isabel Carvalho, Joana Magalhães, Luís Filipe Silva, Mónica Tavares, Rui Mendonça, Sílvia Barbosa
 

DANÇA DA VIDA vs DANÇA DA MORTE
 
 Partimos da ideia de uma ficção televisiva, de uma telenovela transposta para um palco, com a possibilidade de brincarmos com o formato e os seus códigos. E pelo caminho encontrámos a Lulu personagem de O Espírito da Terra de 1895 de Frank Wedekind.
O que a Lulu nos trouxe foi um sentimento de voracidade, pela vida e o que ela contém, a vontade de vivê-la tão intensamente que só o indivíduo e os seus apetites e desejos importam, como se à vida na terra nenhuma outra se seguisse, live fast, die young.
É nesta dança da vida que seguimos Lulu acompanhados de um sentimento de impotência face ao real. O real que tantas vezes teima em estragar-nos a festa, sendo rude ou entediante, até ao ponto em que mesmo que venha com boas intenções lhe queremos barrar a entrada, It's my party and I cry if I want to.
E é nesta luta contra o tédio, o aborrecimento e o real que vamos dançando até chegar à dança da morte, onde tudo estranhamente parece começar a ter significado. A vida encarada como momentos, flashes, sequências coladas umas às outras, que em final de balanço nos fazem pensar tanto barulho por nada e tudo a caminhar em direção ao letreiro The End.
Por isso há que aproveitar o silêncio enquanto temos salão.
Dancemos pois!
Tânia Almeida

No comments: