Friday, November 16, 2007

aproximarte apresenta...

Peregrinos
SINOPSE

E se um guia misterioso nos transformasse, por alguns momentos, em peregrinos? Peregrinos pelo pecado, pela promessa ou… pelo desejo?
Por entre símbolos da peregrinação a Santiago de Compostela, percorremos espaços habitados por personagens enigmáticas e caricatas, que nos surpreendem, interpelam e questionam sobre a vida e o divino.
Consciências que estremecem ao longo de um percurso de desafios, à descoberta de (novos) sentidos e significados, entre a liberdade e o destino, o pecado e a redenção, a promessa e a provação, o desejo e a punição.
Um percurso de mensagens, guardadas num passaporte do peregrino, onde cada passo, cada obstáculo e cada conquista são símbolos da caminhada para a meta. E se a meta fosse o céu? Podíamos colori-lo com os nossos sonhos e segredos.

Construído para alunos do Ensino Secundário, o percurso é conduzido por um guia misterioso, que revela caminhos, abre portas e faz pensar. Trata-se de uma viagem com três paragens obrigatórias, sinalizadas por três pistas construídas a partir dos três símbolos do Caminho de Santiago (vieira, seta amarela e cajado). Estas conduzem a três personagens que, através de uma intervenção performativa, personificam três conceitos: o pecado, a promessa e o desejo. Cada paragem corresponde a um momento de questionamento, mas também de acção por parte do público, que é convidado a envolver-se de forma activa.

O espectáculo teve estreia no Município de Valença no passado dia 9 de Novembro e passou de seguida pelo Município de Melgaço, estas duas apresentações contaram com mais de 50 espectadores. O espectáculo tem mais 3 apresentações agendadas nos Municípios do Vale do Minho.

Paredes de Coura /Museu Regional– Dia 20 Novembro 14h00
Monção / Jardins da Biblioteca – Dia 27 Novembro 14h00
Vila Nova de Cerveira / Convento de São Paio – Dia 4 Dezembro 14h00

No comments: