No dia 6 de Março de 2009 pelas 15 h, a turma do 4.ºano da EB1/JI de Pomares foi assistir à peça de teatro “Coração de porco” realizada pelas Comédias do Minho, na freguesia de Parada do Monte.
O espectáculo decorreu na casa do Sr. José do Vidoeiro, situada no lugar do Paço, o qual disponibilizou todos os espaços interiores e exteriores para o evento.
"O Céu"
À entrada da casa, debaixo da latada, a encenadora e o actor Gonçalo explicaram as semelhanças entre as casas romanas e as casas de Parada do Monte.
"O Pândega"
O Pândega explicou e apresentou as esculturas que fazia, mas que não vendia, porque faziam parte da sua alma. Ele também adorava música, sendo acompanhado pelo grupo coral de Parada do Monte.
"O Professor Júlio"
Deu uma explicação engraçada: as minhocas eram como as letras, que a Secóia é a maior árvore do mundo, que o seu saber passa directamente para a cabeça do aluno e que os Romanos aprendiam mais, quando estavam deitados.
"As Cartas"
Foram apresentadas as dificuldades que os emigrantes sentiam para enviar as cartas para a sua família.
"O Lavrador"
Apresentou uma réplica da neve a cair em Parada do Monte e afirmou que trabalhava mais quando ela caía.
"A Ginástica"
Os lavradores eram parecidos a atletas gregos. Faziam exercícios físicos com os trabalhos agrícolas.
"A Salgadeira"
O sal era parecido com a neve. A conservação dos alimentos era feita com o sal e a dança significava os movimentos que as pessoas tinham a salgar.
"Coração de Porco"
Só se dá o coração a quem já o tenha perdido, para a esperança e a fé não morrer.
No final participamos numa dança com os actores, com o nosso professor e com o coro de Parada de Monte. Foi fixe!
Aproveitamos também a oportunidade que nos foi concedida e fizemos uma entrevista a todos os actores, a qual divulgaremos na próxima edição do jornal.
Trabalho jornalístico realizado pela turma do 4.ºano da EB1/JI de Pomares.
No comments:
Post a Comment