Friday, January 11, 2008

aproximarte… desenvolve Acção de Formação

Um outro olhar sobre os recursos plásticos

O aproximarte – projecto pedagógico da associação Comédias do Minho, vai desenvolver juntos dos agentes educativos dos cinco municípios do vale do Minho, uma acção de formação com criação e orientação de Miguel Horta, que a partir de materiais simples do nosso quotidiano (Fotocopiadora, tecidos, gesso e slides), pretende sensibilizar para a diversidade de materiais e técnicas no domínio das artes plásticas.










Esta Formação tem como objectivo proporcionar um contacto directo com a linguagem das artes plásticas, dar a conhecer um conjunto de ferramentas criativas com potenciais recursos pedagógicos, estimular as competências criativas e expressivas, assim como sensibilizar para a diversidade de materiais, ferramentas e técnicas das artes plásticas.


Sinopse

Conhecer, descobrir, experimentar, reinventar e criar é a proposta desta formação marcada pela criatividade, partindo de materiais simples do nosso quotidiano. A mesma fotocopiadora de todos os dias, encostada no canto da sala, pode ser usada de forma criativa e pouco habitual. Partes do corpo podem também ser fotocopiadas. Depois, poderemos transformar as nossas cópias em ilustrações. Como temos uma imagem, porque não encontrar um texto para a acompanhar?

E os tecidos que temos esquecidos no baú lá de casa? Podem dar cor a pequenas esculturas que nascem do gesso. Peças tridimensionais obtidas através da reutilização como moldes de objectos comuns.

Usando a técnica dos slides directos, com uma simples película de acetato, cores, pequenos objectos e registos iconográficos, as imagens vão tomando forma. No final, os slides transformam-se em projecções vivas entendendo-se o seu sentido cénico.

Data e Local

  • 21 e 22 de Janeiro – Biblioteca Municipal de Monção
  • 23 e 24 de Janeiro – Casa da Cultura de Melgaço
  • 25 e 28 de Janeiro – Biblioteca Municipal de Valença
  • 29 e 30 de Janeiro – Centro Cultural de Paredes de Coura
  • 31 e 1 de Fevereiro – Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira

Horários

  • 17h00 às 20:30

No comments: