Monday, April 27, 2009

Contra-Bando - Trabalho Jornalístico (Vila Nova de Cerveira)

O projecto Contra-Bando foi a mais recente aposta da companhia Comédias do Minho. Tratou-se de um espectáculo de Teatro-Dança que contou com a prestação de uma excelente equipa de profissionais, nomeadamente, seis actores e uma bailarina: Gonçalo Fonseca, Luís Filipe Silva, Miguel Fragata, Mónica Tavares, Rui Mendonça, Tânia Almeida, e Ainhoa Vidal, sob a encenação de Madalena Victorino (ex-assessora para a área da pedagogia e animação da Fundação Centro Cultural de Belém) convidada pela companhia Comédias do Minho, para tomar em mãos este projecto.

Esta nova produção teatral foi representada nos cinco concelhos que a companhia já mencionada intervém (Vila Nova de Cerveira, Monção, Melgaço, Paredes de Coura e Valença) no caso concreto de Campos, a peça foi apresentada nos dias 13, 14 e 15 de Março de 2009.

Agora, imagine que está em cabanas de pescadores e em volta há vários retratos espalhados com imagens de lampreias e peixes.

O espaço em que decorre toda a acção teatral está bem longe do habitual, sendo um espaço natural que representa o dia-a-dia de pescadores, onde eles guardam todo o material de pesca.


Neste espaço natural está contida a dança onde há uma forte ligação entre o público e o próprio elenco. As barracas dos pescadores foram utilizadas como ninhos de lampreia que não são feitos de pedras roladas, mas de zinco e de emoções. Guardam histórias curtas de água que flamejam na escuridão do rio.

Os actores representam a história de vida das lampreias de forma abstracta através de gestos e de música a acompanhar. E o público funcionou como lampreias prontas a ser pescadas pelos pescadores que são os actores.


Este projecto foi uma ideia inovadora, pois, além da "infiltração artística" em casa das pessoas (como disse Madalena Victorino na Conferência de Imprensa organizada pelos alunos de Música de 9ºano do Colégio de Campos) as pessoas tiveram oportunidade de assistir à peça e trazer familiares e amigos, sendo de destacar a participação popular de associações e colectividades de todo o concelho.

Trabalho jornalístico realizado pelos alunos de Música (9º ano) do Colégio de Campos.

No comments: