Tuesday, October 9, 2007

aproximarte - Uma Bailarina na Escola...

aproximarte apresenta…


UMA BAILARINA NA ESCOLA Espectáculo /Ateliê de Dança
Um espectáculo Concebido e Dirigido por Aldara Bizarro, que procura proporcionar novas leituras para as artes, suscitando a reflexão corporal, enquanto objecto de saber e de Sentir.

SINOPSE
Uma bailarina toma o lugar do professor na sala de aula e convida os alunos a assistirem a uma dança. Uma dança com um tipo de movimento próprio, realizada com muito rigor e virtuosismo, tornando o VER num momento de verdadeira estupefacção e prazer.
Através da pergunta “Qual a parte do corpo que gostas mais?”, a bailarina estabelece um diálogo com os alunos: fala-lhes do corpo, fazendo a ponte entre a natureza e o pensamento. Todos juntos (alunos e bailarina) fazem a dança dos músculos.
A bailarina leva-os para um lugar reservado da sala para lhes contar… um segredo. Diz-lhes de onde vem e fala-lhes do seu passado e da sua família. Com este discurso, procura remeter os alunos para o significado da herança genética e da influência da cultura no corpo.
Dois a dois, os alunos são desafiados a desempenhar um conjunto de tarefas que darão origem ao Corpo da Escola.
No final, os alunos podem ter uma conversa informal com a artista e colocar questões sobre o espectáculo.

O espectáculo coreografado, com sessão dupla em cada um dos Municípios, dirigido para as crianças do 2º ciclo, teve a primeira apresentação no dia 8 de Outubro em Paredes de Coura, passará de seguida por Vila Nova de Cerveira dia 9, Melgaço dia 10, Monção dia 11 e terminará em Valença no dia 12 de Outubro.

Paredes de Coura - 8 Outubro / 10h00 e 14h00
Vila Nova de Cerveira - 9 Outubro / 10h00 e 14h00
Melgaço - 10 Outubro / 10h00 e 14h00
Monção - 11 Outubro / 10h00 e 14h00
Valença - 12 Outubro / 10h00 e 14h00


Um projecto que tem o objectivo de abranger um maior número de publico jovem, levando a dança num formato que reúne aspectos inerentes ao espectáculo de dança (como o domínio do corpo, a qualidade interpretativa da bailarina, a beleza e o prazer de ver) e aspectos pertencentes ao ateliê de dança (o fazer, o pesquisar, o pensar, o sentir e o prazer de dançar).

No comments: